A vida do POVO SATERE MAWE ontem e hoje

Antigamente os Satere Mawe viviam tranquilos, seguros, fortes e mais felizes. Não havia nada que dificultasse ou comprometesse seu modo de vida, só sentiam um pouco de tristeza quando perdiam alguém da sua família.
Quando acontecia algum problema dentro da sociedade, logo eles resolviam. A única preocupação dos Satere Mawe era cuidar de seus filhos, sustentando, protegendo-os das doenças, ensinando e preparando-os para a vida futura.
Nesta época havia muita solidariedade nos trabalhos, nas cerimônias dos rituais e nas atividades religiosas. Havia também muita paz e união na vida do povo Satere Mawe, realizavam com facilidade qualquer tipo de trabalho, pois nessa época havia muita fartura de caça, pesca e frutos silvestres.
Viviam em comunidades isoladas e muito afastadas, próximas as cabeceiras dos rios, usavam o breu extraído das matas para iluminar suas casas durante a noite. Para capturar caças e peixes utilizavam flechas.
Quando os comunitários tinham necessidade de alguma coisa, como por exemplo: vestimentos. perfumes, e ferramentas, o tuxaua procurava atender ao seu povo.
Ele recebia e levava os produtos dos comunitários como sorva, breu e artesanatos para vender em cidades vizinhas. Iam de canoa em busca de mercadorias.
Nesse tempo não havia e as poucas comunidades que existiam eram muito distantes uma das outras.Somente o tuxaua que mal falava e entendia português do mesmo jeito.
Atualmente os índios Satere Mawe vivem nos rios Marau, Urupadi, Manjuru, Miriti, e Andira, próximos uns dos outros.
Antigamente não tínhamos as ferramentas de hoje, só existia o machado e pedra, com esse material os antigos faziam seus roçados.
Nessa época também não existia terçado  e nem espingarda. Hoje é diferente - Já existem ferramentas, instrumentos para caça e pesca e outros.
Depois do contato com os civilizados, a vida do povo Satere Mawe mudou completamente. Eles  deram sumiço em muitas coisas que nós possuíamos: o modo de se organizar, o modo de trabalhar, os trabalhos artesanais e até a maneira de se alimentar, de se vestir e divertir.
Tudo isso gerou muita dificuldade e muitas preocupações para a vida do povo Satere Mawe.
Pior ainda a sociedade envolvente está tentando dominar esse povo, conseguiram reduzir as nossas terras e cada vez mas a sociedade envolvente esta lutando para tomar posse de nossas terras.
Mas, felizmente as pessoas que valorizam o povo Satere Mawe e as que importam com a sua existência, estão fazendo o possível para que o Povo Satere Mawe se despertasse.
E assim foram despertando, até conseguirem elaborar projetos solicitando os cursos para orientar os professores executarem um trabalho excelente. E cada vez mais foram se aprofundando e começando a voltar para sua realidade.
No momento, junto com os instrutores, estão lutando para conseguir escolas diferenciadas, com as conscientizações dos Linguistas preocupados e as instituições interessadas.
Desde o momento, o povo Satere está tomando uma iniciativa  de resgate da cultura e fortalecendo a cultura permanente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal mais minha mãe mandou eu escrever tudo para eu fazer o trabalho de história e não queria escrever mais tive que escrever! :-[

Anônimo disse...

n consigo fazer ctrl c + ctrl v para meu trabalho de historia

Postar um comentário